quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cerveja, machismo e Juliana Paes

Propaganda da Antarica em 1926



Vou postar agora uma declaração da doutora em sociologia e pesquisadora da Universidade de Brasília, Berenice Bento, para o jornal Folha de São Paulo janeiro/2007 (antigo, mas se encaixa) “Não há sutileza, as mulheres estão ali para serem consumidas. Os anúncios revelam que a mulher é algo para servir ao homem e mostram como estamos longe de uma sociedade com eqüidade de gêneros”
Sobre os comerciais de cerveja.
Tenho uma visão um pouco já formada sobre esse assunto - e por mais que eu queira, não saberei ser neutra -, acredito que a mulher tem que se valorizar e não enxergar essas propagandas como algo comum. Quando saiu esta reportagem a atriz Juliana Paes, a boa dos comerciais de cerveja (se me permitem o trocadilho) disse não ver nada de agressivo nas propagandas. Bom, é dificil atingir a 'equidade de gêneros' como a doutora falou quando temos mulheres que não veem problema em firmar o machismo exibindo seus corpos como se fossem "produtos daquela marca de cerveja", entendem?
E é incrível porque esse machismo é o mesmo na década de 30 (e até antes!), como na foto em que postei... evoluimos tanto desse tempo pra cá, mas quanto a isto não saimos do lugar. Aliás, tiramos mais um pouco de roupa das garotas da propaganda.

Descobri ainda que há um "conselho regulador" que diz o que pode ou não ser públicado em um comercial, como se fosse um arbitro julgando o que é ou não "pesado", este conselho chama-se Conar, vou pesquisar mais e depois trago alguma coisa sobre isso.





Passei vergonha na apresentação do blog hoje - definitivamente eu não sei falar em público, mesmo que sejam todos amigos. Mas para compensar a minha vergonha vou tentar fazer bons posts sobre o tema com algumas dicas que a professora deu na hora da bronca da aula passada, HAHA.

3 comentários:

  1. Eu não bebo cerveja nem fico com mulher, HAHAHHAA
    Pois é pois é pois é, são pequenos videos e imagens comerciais assim que fortalecem e estabelecem estereótipos e preconceitos entre nossa sociedade

    ResponderExcluir
  2. huashusauhsa
    Também não sei falar em público lalala
    Só uma coisa, tem que reaver esse termo dessa sociologa Berenice, já que como a prof já disse, meio difícil classificar o nosso "gênero".

    ResponderExcluir
  3. Meio dificil??? Para mim isso é muito dificil!!!
    Creio que se vcs fizerem uma analise aprofundada da imagem colocada só vem a adcionar ao blog de vcs. E se questionarem esta analise com os estereotipos, vai enriquecer bastante o estudo de vcs.

    ResponderExcluir