Estava sentada em frente a tv,e passeando pelos canais,encontrei dois interessantes programas,que retratam situações extremas opostas que ao mesmo tempo tratam da mesma questão
U um programa chamado :
"Pequenas misses" , onde crianças,desde os dois meses de idade,competem em concursos de beleza.
As meninas são submetidas a todo tipo de tratamentos estéticos para parecerem miniaturas de modelos adultas,e são frenéticamente estimuladas pelos pais a agirem como adultas.
Há uma verdadeira histeria por parte de todos envolvidos,fascinados em busca de um ideal de beleza que as meninas não estão prontas para atender,se é que um dia irão.
Encontrei outro programa interessante, que retrata uuma situação aparentemente oposta,chamado
"Miss beleza natural"Onde mulheres são desafiadas a abrir mão de seus cosméticos em nome de um novo tipo de beleza mais natural,a vencedora do concurso é nomeada em embaixadora da causa,ficando responsável por escrever artigos em uma revista falando sobre o lado ruim da busca pela beleza imposta as mulheres.A proposta é muito interessante,porém o programa é confuso,ao mesmo tempo que os jurados tentam quebrar o padrão de beleza da mídia,e repetem enfaticamente isso,eles acabam sempre caindo em estereótipos muito comuns.A grande dificuldade é conciliar o padrão de beleza já existente com um novo,que eles estão buscando,mas ao mesmo tempo ainda buscam referências no antigo,fugindo da proposta inicial mas estabelecendo um novo padrão.
Nossa... a idéia desse programa é bem legal, mas acabar com os "pré"-conceitos, principalmente esse, q todos os dias são evidenciados na midia é muito, mas muito dificil. As empresas de cosmeticos e clinicas de estética que vendem essa ideia de q tem q ser de tal jeito pra ser bonita e consequentemente feliz, e junto com a midia fazem a cabeça das pessoas... ¬¬
ResponderExcluirO assunto de vcs está muito legal, porém poderia se r mais abordado....
ResponderExcluirEstá parecendo que vcs esqueceram que o blog existe.....
Olha a apresentação do blog é semana que vem....
Galera! O tema é bem legal e gera bastantes discussões... Mas cade as discussões??!
ResponderExcluir