segunda-feira, 12 de julho de 2010

Televisão e seus curiosos programas sobre beleza


Estava sentada em frente a tv,e passeando pelos canais,encontrei dois interessantes programas,que retratam situações extremas opostas que ao mesmo tempo tratam da mesma questão
U um programa chamado :"Pequenas misses" , onde crianças,desde os dois meses de idade,competem em concursos de beleza.
As meninas são submetidas a todo tipo de tratamentos estéticos para parecerem miniaturas de modelos adultas,e são frenéticamente estimuladas pelos pais a agirem como adultas.
Há uma verdadeira histeria por parte de todos envolvidos,fascinados em busca de um ideal de beleza que as meninas não estão prontas para atender,se é que um dia irão.

Encontrei outro programa interessante, que retrata uuma situação aparentemente oposta,chamado "Miss beleza natural"

Onde mulheres são desafiadas a abrir mão de seus cosméticos em nome de um novo tipo de beleza mais natural,a vencedora do concurso é nomeada em embaixadora da causa,ficando responsável por escrever artigos em uma revista falando sobre o lado ruim da busca pela beleza imposta as mulheres.A proposta é muito interessante,porém o programa é confuso,ao mesmo tempo que os jurados tentam quebrar o padrão de beleza da mídia,e repetem enfaticamente isso,eles acabam sempre caindo em estereótipos muito comuns.A grande dificuldade é conciliar o padrão de beleza já existente com um novo,que eles estão buscando,mas ao mesmo tempo ainda buscam referências no antigo,fugindo da proposta inicial mas estabelecendo um novo padrão.

sábado, 3 de julho de 2010

Indicação II

A Infância Perdida


Outra indicação de livro - este estou lendo! É "A Infância Perdida"

Este pode ser lido no site:

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=-DpVFaBjYiIC&oi=fnd&pg=PR9&dq=marketing:+sexualiza%C3%A7%C3%A3o+na+m%C3%ADdia&ots=gvI5JbcX0X&sig=vZA1YpmqPt6s9tqzm64pzHQyO8o#v=onepage&q=marketing%3A%20sexualiza%C3%A7%C3%A3o%20na%20m%C3%ADdia&f=false

acredito que essa leitura é de suma importância para enriquecer nossa visão sobre o tema escolhido pelo grupo.

Logo no primeiro parágrafo nos deparamos com:

"Uma garotinha de 4 anos de idade, no espaço de brincar de teatro na pré-escola, começa a rebolar e a cantar, "Baby, sou sua escrava. Deixo você me chicotear se eu não me comportar". Quando sua professora se dirige a elaa para falar sobre o assunto, ela diz que aprendeu a canção com a irmã de 8 anos. Depois de fazer uma pequena pesquisa, a professora descobre que a letra é de uma música muito popular de Justin Timberlake.

As fantasias de Halloween para menininhas são tão sugestivas e audaciosas atualmente que a Newsweek publicou um artigo chamado "Colírio para os olhos: as fantasias de Halloween para garotinhas mais parecem ser desenvolvidas pela Victoria's Secret a cada ano. Será que somos puritanos ou isso é praticamente pornografia infantil?".

A leitura deste livro está me proporcionando novos pontos de vista sobre o nosso tema, a autora está preocupada auxiliar os pais no dever da educação dos pequenos nesta epoca caótica em que vivemos, acredito que esta seja uma leitura obrigatória para pais e educadores.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Buceta...

Engraçado como atualmente é tão "natural" se falar se sexo e coisas afins, mas sempre fica no ar que isso é um dos tabus que ainda se tem mesmo em nossa geração tida como mais liberal.




Termos como "caralho", "buceta", "pica", entre outros, estão inseridos em nosso vocabulario de nosso dia-a-dia; usamos expressões com duplo sentido de forma que possua uma conotação sexual; só que na hora de se falar sobre sexo abertamente, desviamos o assunto.

Só uma reflexão sobre nossa situação atual. Por que é que somos tão bombardeados com esse assunto e mesmo assim tentamos fugir do mesmo?